A responsabilidade sobre o que falamos

“mas a língua, nenhum homem a pode domar. É mal incontido, está cheia de peçonha imortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus”. Tg 3: 8,9


A liberdade de falar o que se pensa é um bem inegociável, principalmente em sociedades que viveram sobre regimes totalitários e tiveram estes direitos cerceados. Poder expressar as ideias livremente é um bem que deve ser valorizado e cuidado sempre.

Se por um lado é bom podermos nos expressar livremente, essa liberdade deve ser feita com muita responsabilidade. Seja na forma escrita ou verbal, as palavras tem um impacto muito grande sobre as pessoas que ouvem ou leem mensagens feitas diretamente para elas ou não.

Há, algumas vezes, excessivo uso da liberdade, tornando-se muitas vezes esta liberdade em abuso. Não ter o mínimo senso ao fazer determinados comentários em relação à roupa de uma pessoa, à conduta de um próximo, ou mesmo, como uma crítica é levado a alguém, esbarra, muitas vezes, na grosseria e falta de tino.

Não podemos sair falando irresponsavelmente tudo o que pensamos. Nossa opinião é apenas uma limitada percepção de um quadro. Devemos ter muito cuidado com nossas certezas. Quem viveu um pouco mais, teve a oportunidade de mudar de opinião muitas vezes. E que bom que mudou. Mostra não ser uma pessoa obtusa.

O tempo tem-me mostrado, que quanto mais conhecimento adquiro, mais difícil fica opinar a respeito de algo. Precisamos ser prudente ao nos posicionarmos. Nossas palavras, postas de forma errada, podem causar danos irreparáveis ou de difícil conserto.

Não precisamos ter opinião sobre tudo. Temos que ter a humildade e admitirmos não sabermos opinar diante de uma ou outra situação. Seremos mais honestos com a pessoa que nos argui e com nós mesmos.

Por outro lado, se não temos nada pra dizer que vai ajudar o próximo, não seria melhor ficarmos calado?

Pense nisso e um bom dia.

Comentários

  1. Este devocional foi inspirado na pregação ontem do Bispo na Igreja Sara Nossa Terra Floripa.

    ResponderExcluir
  2. "Sê tu uma benção". Essa é a vontade do Pai Eterno pra nós. Ele tem grandes projetos pra compartilhar conosco. Nem imaginamos o que Deus tem pra fazer através de nós.Deus vai te usar poderosamente através deste blog. GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR E VÃO ACONTECER ATRAVES DE VOCÊ MEU IRMÃOZINHO. SHALOM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Avançando sempre

Patrocínio X Impostos X Dízimos