A importância de um amigo

Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe. Provérbios 27:10


Se tem um tesouro que acumulei ao longo de minha vida, foi o tesouro de pessoas especiais que tive oportunidade de conhecer e cultivar  a amizade ao longo dos anos.

Meus dois irmãos mais velhos casaram-se muito novos e, acabei convivendo apenas com minhas três irmãs. 

Tudo começou na Assembléia de Deus do bairro onde cresci, no Santo Agostinho, em Manaus. Converti-me aos treze anos na casa da irmã Florízia. Ela, uma matriarca de dez filhos, acolheu-me também. Eram todos filhos e filhas muito bonitos e sempre fui muito bem recebido naquela casa. Nessa idade, experimentei, pela primeira vez o amor de desconhecidos.

Entre altos e baixos, permaneci mais de quinze anos nessa igreja. E como sou grato a ela. Fiz amigos-irmãos que mantenho até hoje. Influenciei e fui influenciado. Numa época em que cursar uma faculdade era para poucos, pude inspirar amigos a fazer o mesmo. Sonhamos com nossas esposas e famílias, e todos, absolutamente todos, hoje são pessoas bem sucedidas e pais de famílias lindas.

Como o evangelho foi importante em nossas vidas. Enquanto jovens se perdiam das mais variadas maneiras, nós, com muitas dificuldades e sofrendo todos os percalços, principalmente sentimentais, nos apoiávamos. Sou de uma geração que viveu junto, chorou junto e sonhou junto.

Lembro-me de um episódio marcante e muito importante para mim, e se não fosse a clareza de um grande amigo, não teria conseguido reverter. 

Num momento de estresse, pedi demissão da Coca-cola, após uma discussão com meu gerente geral. Como pedi demissão, não teria meus direitos trabalhistas assegurados. O prejuízo era muito grande.

Já havia passado mais de uma semana e esperava o momento para voltar a empresa e homologar minha saída. Foi quando um amigo, um grande amigo me ajudou a reverter este quadro. Com lucidez e calma, orientou-me a voltar na empresa e ter uma conversa calma com meu ex-chefe. Segui sua orientação.

Voltei a empresa e após alguns minutos tudo mudou. Minha carteira já havia sido dado baixa, mas, mesmo assim, uma nova baixa foi assinada. Fui demitido e recebi quase  cinco vezes mais de indenização. Recebi, também, o seguro desemprego e o seguro do carro que pagava e que, pedindo demissão não teria direito. Foi com este recurso que comprei meu primeiro carro. Tudo porque tinha um amigo de verdade ao meu lado e que, não somente me ajudou a passar por um momento de crise, mas ajudou, também, a mudar, e para melhor, a situação que passava. Ajudou-me neste momento e hoje pode ajudar a muitas outras pessoas.  Ele se tornou filósofo e advogado, além de escritor e um crente fiel a Deus. Seu nome Wendell Menezes. Obrigado mano.

Esta é apenas uma de muitas histórias que vivi ao lado de amigos especiais que marcaram minha vida. 

Portanto, valorize e cultive amizades verdadeira, elas certamente te ajudaram nos momentos importantes de sua vida.

Pense nisso e um bom dia.

ps. gostaria de prestar homenagem a alguns amigos desta época:

Makhswel Menezes
Wendell Menezes
Marcelo Mattos
Marco Aurelio
Walace Silva
Neibe Araujo
Luiz Felipe Araujo
Luilton Araujo
Abilio Araujo Filho


Comentários

  1. Meu grande amigo,

    A melhor coisa da verdadeira amizade é que, mesmo com a distância e o passar do tempo, ela não acaba, permanece em nossos corações por meio das boas lembranças, das conquistas, e acima de tudo, por meio do sentimento que nos uni em cristo.

    Que Deus abençõe sua família.


    Wendell Menezes de Souza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrocínio X Impostos X Dízimos

A difícil arte de amar ao próximo

Em família