Velhos e jovens, igualmente importantes


E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:28-29
A profecia de Joel descrita em seu livro é para todos. Nela há dois grupos bens distintos descritos: jovens e velhos. Ora, não há quem não se enquadre num desses dois grandes grupos. Ou você é jovem ou você é velho!

Antes da vinda de Jesus, o ofício de profeta era através de chamados do próprio Deus, como o que aconteceu com o jovem Samuel, ou aprendido nas escolas de profetas. O fato é que nem todos poderiam profetizar. O dom de profetizar era dados a poucos. Ser cheio do Espírito, também. 

Nos grupos descritos por Joel, aparecem os ofícios de cada um: os jovens profetizarão e terão visões, enquanto os velhos sonharão.

Mas não deveria ser o contrário? O que o consenso nos leva a esperar que os velhos profetizem e nos deem direção. São os jovens que esperamos que sonhem...

Pois o Espírito Santo, derramado em nossos dias amplia essa possibilidades. Os jovens sonharão, terão visões e profetizarão. Aquilo que era ofício dos mais velhos, agora se derramará também sobre os jovens. 

Já os velhos, em sua sabedoria, além do usual dom de profetizar, continuarão a sonhar, a ter esperança, a construir e influenciar. Os mais experientes continuarão a ser úteis e marcar sua geração.

Os jovens não serão mais o futuro e os velhos, suas experiências. Todos serão Igreja de Cristo. Todos serão úteis e indispensáveis, sem rótulos e preconceitos.

A revolução puxada pela Noiva de Cristo não pode ficar a cargo de um grupo específico. 

Todos são igualmente importantes: velhos e jovens.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família