Tendo um Encontro com Deus - Fazendo uma Revisão de Vida

Disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó, mas não te chamarás mais Jacó; Israel será o teu nome. E lhes chamou Israel. Gn 35.10

Existem alguns motivos porque eu gosto da bíblia. Existem os óbvios e existe a forma como ela conta a história de seus personagens. São pessoas verdadeiras, pessoas que erram e que acertam, são personagens humanos e não saídos de contos de fadas.

O personagem em questão é bastante controverso. Jacó tinha importantes defeitos de caráter. Era mimado pela mãe e com sua ajuda roubou a benção que era de seu irmão. Como consequência viveu no exílio por longo anos, onde continuamente engava seu sogro. O que inicialmente parecia um ato isolado, tornou-se uma prática. 

Como disse no início, Jacó é uma figura controversa pois, apesar de errar continuamente não desistiu de buscar a Deus e lutar por experiências transformadora. Por ser filho de Isaque e, consequentemente neto de Abraão, Jacó conhecia os princípios divinos que deviam nortear sua vida. Isso é o suficiente para aprendermos que, independente dos caminhos que nossos filhos vão escolher, eles precisam ser ensinados e, quando precisarem, terão para onde voltar.

Assim ocorreu com Jacó. Ele cometeu muitos erros ao longo de sua vida. Em alguns momentos marcantes, buscou a Deus e o encontrou. Jacó já tinha vivido muito quando teve sua história mudada. Ao voltar do exílio, rico, com uma grande família, Jacó continua infeliz. Havia brigado com seu irmão, seu único e gêmeo irmão. 

Quando nada diferente parecia que ia acontecer. Em um momento de medo e insegurança. Quando ia em direção ao seu irmão, temendo ser morto por ele, Deus surpreende a Jacó e agora, muito mais maduro, recebe a benção que tanto buscava.

Jacó tinha um péssima reputação. Era conhecido como trapaceiro. Mas Jacó tem sua história definitivamente mudada ao se encontrar com Deus. Deus muda seu nome e sua história. Agora, não seria mais conhecido como enganador. Não importava o que tinha feito na passado, ele podia reconstruir sua vida, não mais como "trapaceiro". Todas as nações da terra agora o conheceriam com "príncipe". É este o significado do nome Israel, Príncipe. 

Deus é especialista em mudar histórias. Ao longo da bíblia e ao longo dos séculos Ele vem fazendo isso.

Eu, Hidelbrando, ao longo de minha vida tive vários encontros com Deus. Como Jacó, fugi várias vezes e várias vezes fui encontrado por Ele. 

Como a Jacó, ele me trouxe para terras distantes e este final de semana terei mais um Encontro com Ele. E este será definitivo. Todos os que tive anteriormente foram encontros meus. Este será diferente, como Jacó, neste Encontro estará toda a minha família.

Ele mudará definitivamente minha história, meu nome, meu futuro e o de minha família.

Irei Jacó e voltarei Príncipe.

Hoje, 02 de novembro, eu e minha família estaremos participando durante todo o final de semana de um Encontro com Deus como encontrista. Será na igreja Sara Nossa Terra. Aqui o Encontro tem um nome bem sugestivo - Revisão de Vida. Então, vamos lá. Deus está me dando mais uma chance de rever todos os meus conceitos.

Até domingo, então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família