Vivo-Morto

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:11-13
by Fabio Roratto

No sábado, 17/11/2012, o pastor Fabio Roratto ministrou no Arena Jovem de Florianópolis sobre a condição do crentes enquanto sua posição diante do pecado. 

Algumas frases que me chamaram a atenção:
"o pecado é o que mais nos afasta de Deus..."
"o trabalho é a recompensa pelo trabalho que realizo... ninguém inteligente trabalha por um salário negativo... quem peca trabalha por um salário negativo, porque o seu pagamento é a morte..."
"toda vez que você peca, você está se esforçando para ganhar a morte..."

Na sexta-feira, dia 17/11, minha esposa estava a ler alguns capítulos de Romanos, e comentava comigo sobre a complexidade do texto. 

A carta de Paulo aos romanos, como boa parte das epístolas paulinas, foi escrita aos gentios. Neste contexto, gentio não é uma pessoa que pratica gentileza. A bíblia divide a humanidade em dois grandes grupos. O primeiro, são os hebreus, enquanto nômades, depois chamados de Tribos de Israel, israelitas e, finalmente, judeus. Há uma explicação histórica para cada nome, o que não vem ao caso no momento. O que precisamos ter em mente é que, qualquer um que não tenha descendência judaica é considerado gentio. 

Apesar da decadência moral encontrada por Jesus, os princípios morais e cerimoniais faziam parte da cultura judaica. Mesmo sem compreender a essência de seu ensinamento, todo judeu sabia o que era certo ou errado a partir das leis deixadas por Moisés.

Todos sabiam que não podiam roubar, adulterar, mentir, ser glutões e assim por diante. Por mais óbvio que isso parece ser, esses princípios não eram observados por outras nações daquela época. As orgias sexuais, por exemplo, eram muitos comuns. 

Então, ao tratar da prática do pecado, Paulo está se referindo a um povo que não tinha os mesmos princípios e valores que os judeus.

Guardadas as devidas proporções, vivemos em época semelhante. 

A sociedade que vivemos é bem diferente da que cresci. Hoje em dia vivemos uma total mudança de costumes no que diz respeito, principalmente, aos hábitos sexuais. Outra mudança importante é a tolerância ao uso de drogas, como a discussão sobre a descriminalização do uso da maconha, por exemplo.

A sociedade brasileira sempre foi eminentemente cristã, independente de católicos ou protestantes. Esta condição pressupunha um estilo de vida conforme os princípios ensinados por Cristo. Entretanto, nos últimos vinte anos, a sociedade como um todo teve seus valores colocados em xeque, principalmente pelos meios de comunicação.

Foi um processo lento, capitaneado pelas novelas, mas não só por elas. Cada história foi escrita de forma cuidadosa para abordar, no início, de forma sútil, por exemplo, a liberalidade sexual. 

Aos poucos, outros temas foram tratados com naturalidade e efeito pedagógico. Na verdade, a mensagem que ficava era "se ele ou ela pode fazer, por que eu não posso fazer também?". Dessa forma, o adultério, prostituição, homossexualismo tiveram uma abordagem não esclarecedora, mas apologética. A ideia não era apenas abordar os temas, mas formar opinião favorável a cada tema abordado.

Ponha-se no lugar deles. Se você fosse um autor de uma novela e confessasse o nome de Jesus como seu único e suficiente salvador, qual mensagem você passaria em sua novela? 

Da mesma forma, os autores das novelas tem a enorme possibilidade de tecer cuidadosamente a mensagem que eles acreditam. E foi isso que aconteceu nos últimos anos. Toda novela, por exemplo, tem um personagem homossexual. Não que isso não exista. A grande questão, é como fomos "catequizados" ao longo da últimas décadas. 

A sociedade passou a ser tolerante com o pecado.

Todos os que ousam contrariar estas novas "verdades" são chamados de moralistas e hipócritas. 

Agora, o que não é ensinado aos jovens que iniciam sua vida sexual antes do tempo é que, provavelmente, estes carregarão marcas profundas que demorarão a cicatrizar e certamente atrapalharão seus relacionamentos futuros.

É lamentável que sejamos perseguidos. O que pregamos que esteja tão longe do que um pai deseja aos seus filhos?

O princípio da santidade tem como paga relacionamentos saudáveis, criam um ambiente de amizade, afastam as pessoas das drogas, preparam pessoas que sabem liderar e trabalhar em equipe, incentivam a solidariedade e o amor ao próximo, a prática da caridade e, se não fosse o bastante, a vida eterna em Cristo Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família