Todos os dias eu penso em desistir

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem".  Mateus 7:13-14

Eu não sei vocês, mas todos os dias penso em desistir. Talvez não seja essa a mensagem que você gostaria de ler. Mas eu, quase todos os dias tenho que vencer o grande "eu mesmo" para permanecer firme.

Tenho uma natureza humana e ruim. Sou inclinado a fazer todas as coisas que não quero. Gosto de pecar e as coisas que desagradam a Deus, são as que mais me atraem.

Então porque continuo a servir a Deus?

A inclinação para o mal é inerente da natureza humana. Querer pecar faz parte de mim. Por outro lado, sou um ser racional e não posso ser controlado por meus impulsos. Quem faz isso são os animais. Não posso permitir que meus instintos me governem. Tudo, absolutamente tudo o que faço tem consequências.

Posso viver segundos os padrões humanos e não terei problema algum. Afinal de contas, o que tem demais numa balada, tomar uma cervejinha... Nada, absolutamente nada demais...

Ir a igreja! Ter uma religião! Poderia resolver isto de maneira muito simples. Há diversas religiões que não exigem tanto da gente. Uma vez por semana resolveria. Teria mais tempo para me divertir, ir ao cinema, ficar com a família...

Mas porque, se tenho tanta vontade de pecar porque continuo indo à igreja. Lá sou cobrado por minhas condições morais e minhas escolhas.... Tenho que dar satisfações de minha vida pra um monte de gente e ainda tenho que contribuir e manter a igreja com meus recursos...

Por que, mesmo ninguém me obrigando, obrigo-me a regularmente participar de reuniões semanais, normalmente com as mesmas pessoas....

Por que continuo, se meu desejo é de jogar tudo para o ar e nunca mais me submeter aos padrões rígidos das igrejas cristãs...

A vida provavelmente seria muito mais fácil, ou não seria... Não seria alvo de crítica de meus amigos, nem a piada da turma... 

Se eu não fosse cristão, minha vida não seria muito mais fácil?

Eu não tenho a menor dúvida que sim. Se eu não fosse cristão, minha vida com certeza seria mais fácil. Viveria como todo mundo e morreria como todo mundo.

Se eu não fosse crente, trabalharia de segunda a sexta e provavelmente não estaria tão preocupado com a felicidade de minha família...  Se eu não fosse crente, talvez passasse muito mais tempo numa mesa de bar com os amigos, do que brincando com minhas filhas...

Se eu não fosse crente, não lutaria todos os dias para fazer a mulher que eu amo feliz e querendo conquistá-la todo o dia... Isso não seria necessário... Se eu não fosse crente, não estaria preocupado com minhas angústias e com os problemas de ninguém...

Se eu não fosse crente, teria pouca gente realmente preocupada comigo, com minha família e com meus interesses... Se eu não fosse crente, provavelmente não teria os amigos incríveis, a melhor esposa do mundo, uma família estruturada e paz ao colocar minha cabeça no travesseiro...

Mas porque não teria? Por que não precisa... No mundo é simples... Quando você, por qualquer motivo, o menor que seja, acorda insatisfeito com sua família, basta trocar... E quando enjoar de novo, troca de novo, e de novo, e de novo...

O mundo vive o ápice do hedonismo... o que importa "é a minha felicidade...", ou ainda, "só se vive uma vez...". A cultura do prazer tem norteado a tomada de decisão de muitas pessoas. Não importa se, na ânsia para satisfazer este prazer, muita gente venha a se machucar...

Minha natureza pode me pedir para roubar, mentir ou trair, mas eu preciso avaliar as consequências de minhas atitudes... 

Então, por que continuo indo à igreja? Porque o mundo e seus prazeres eu já conheço... Eles foram incapazes de trazerem uma felicidade duradoura. 

Segundo os ensinamentos de Jesus, o egoísmo desagrada a Deus e trás resultados terríveis ao homem. 

Já vivi várias coisas... Já vivi pra mim e já vivi para o próximo... Já vivi segundo meus princípios e já vivi segundo os princípios de Jesus... Esse é o motivo de permanecer firme... Fui pouco feliz quando vivi para mim mesmo... e me tornei mais feliz quando resolvi viver para "os meus próximos"... Não falo de felicidade absoluta, esta, em minha opinião, não existirá nesta vida. Trato da felicidade "média". Digamos que, como estatístico, sou "em média" mais feliz vivendo segundo os princípios da bíblia do que era "em média" quando não vivi assim. Em busca do "supremo", só encontrei o "ínfimo"... 

Não há prazeres momentâneos hedonistas mundanos que se comparem aos sorrisos de minhas filhas, de minha esposa e de minha família...

Não há nada que se compare ao gozo do Espírito Santo em um momento de oração... Nada se compara ao perdão de nossos pecados, pelo sangue derramado lá na cruz... nada, absolutamente nada é igual à comunhão da Igreja de Cristo...

Sabe duma coisa... está muito bom... está bom demais como está...

Amo meu Deus, minha família e minha igreja. Não encontrei prazer maior...


Comentários

  1. Muito sabia suas colocações, e acredito que muitos poderão ser impactados com essa reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu discipulador... sua opinião é muito importante...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família