Deus e a política no Velho Testamento

MEU DEVOCIONAL: 12/09

"E levantou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram". Juízes 2:16


Diferente do que muitos cristãos estão dispostos a admitir, a estruturação política sempre fez parte dos planos de Deus. Deus usou pessoas em momentos importantes, para ocuparem posições destaque com o propósitos de ajudar a milhares de outras pessoas. 

José, como governador do Egito, salvou toda uma geração da fome, fome esta que poderia ter destruído, inclusive, o povo hebreu. Moisés tinha acesso a faraó porque era autoridade no Egito, afinal de contas, ele fora criado como neto do próprio faraó, abdicou deste direito para libertar o seu povo. Já na terra prometida, Deus levantou juízes para resolver os conflitos e liderar o povo em tempos de guerra.

Foi assumindo uma posição importante politicamente que o povo Hebreu foi salvo do extermínio pela rainha Ester. Aproximadamente 500 anos a. C, Deus levantou Ester, que através de sua coragem, livrou seu povo da completa destruição. Até hoje comemora-se a festa do Purim, onde é lembrado do grande livramento divino.

Outro político importante do Velho Testamento foi Daniel. Atuou de forma decisiva junto aos reis Nabucodonosor, Belsazar e Dario no período do cativeiro babilônico. A posição de destaque de Daniel e sua fidelidade serviram de exemplos para todo um povo que estava distante de sua terra. Os fortes costumes babilônicos não foram suficientes para modificar os hábitos de um jovem temente a Deus. Sua fidelidade foi tão marcante que ficaram registrados pelo próprio Deus em Sua palavra.

Daniel também foi fundamental para o fim do exílio babilônico. Ele usou toda sua influência junto ao rei Dario e foi instrumento usado por Deus para que retornassem para sua terra.

Certamente, dezenas de outros exemplos poderiam ser mostrados para refletirmos como uma pessoa, numa posição de destaque, pode ser usada para abençoar o povo de Deus aqui na terra. A bíblia afirma: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus" Rm 13:1.

Nossa sociedade está passando por mudanças importantes. Somos o sal da terra, a luz do mundo. Não podemos nos omitir. Precisamos pregar em tempo e fora de tempo. Hoje, somos levados como ovelha ao matadouro e, não não há ambiente mais hostil que o político.

Que sejam encontrados pessoas idôneas, de boa índole e com vocação, para serem justos juízes e representantes dos interesses da igreja enquanto estivermos aqui. Não podemos ser omissos e deixarmos o reino das trevas tomar conta da política por acharmos que não temos responsabilidades.

Somos cidadãos e como tal, temos o direito e o dever de nos fazermos representar e lutarmos pelos princípios instituídos por Jesus.

Pense nisso e um bom dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família