Os frutos

Meu Devocional: 01/09


“Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má e o seu fruto mau, pois pelo fruto se conhece a árvores” Mt 12:33


O homem é, por natureza, inclinado para o mal. Toda criança, por mais bem educada que seja, pode, em algum momento, cometer crueldades ao longo de sua vida. É claro que existem fatores sociais que podem vir a potencializar algumas atitudes. Agora, a coisa não é determinística, ou seja, vou criar meu filho sob certos valores e isso certamente o fará uma pessoa do bem. Ou o contrário, o fato de crianças crescerem em um ambiente cercado de alcoolismo e violência, o tornará um bandido. Não há garantias nem de uma coisa, nem de outra. Isso não nos torna menos responsável pela educação de nossos filhos, permitindo que o acaso determine o seu caminho. Há aí, as leis das probabilidades atuando por trás do futuro de nossos filhos. Pois, é muito mais provável que uma pessoa criada em um ambiente saudável venha a se tornar uma pessoa de bem, que aquela cercada por vícios e tudo mais.

Independente de um cenário ou de outro, de um resultado ou de outro, nossa natureza sempre estará inclinada para nos desviarmos dos propósitos divinos. Propósitos estes, que normalmente são os mesmos exigidos por nossa sociedade. Afinal de contas, foi Deus o primeiro a dizer “não matarás”, “não furtarás”, “não dirás falso testemunho”, conhecido nas leis humanas por perjúrio, que é crime, punível com prisão.

O que Deus nos exige que nos faça mal? O que a Bíblia chama de pecado que tenha como fruto a felicidade? O que nos é exigido que seja contra nós mesmos? O que a igreja de Cristo prega na terra que faça o homem sofrer? Prostituição, bebedice, avareza ou vaidade fazem mal a quem os pratica. Tudo que o que pregamos são coisas que qualquer pessoa sensata sabe que, no final das contas, o fará mal.

A questão então são as consequências, os frutos bons ou maus que resultam de nossas atitudes. E a igreja de Cristo sempre estará pronta para acolher a todos. A todos que plantaram frutos bons ou ruins, vindos de lares de cuidaram de seu crescimento emocional e espiritual, ou não.
Sempre estaremos aqui.

Pense nisso e um bom dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família