Não julgueis

MEU DEVOCIONAL: 05/09

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o juízo com que julgardes serei julgados, e com a medida que tiverdes medido, hão de vos medir ” MT 7.1,2


Nesta parte do sermão, Jesus nos alerta para o cuidado que temos que ter ao julgar o próximo. Toda pessoa possui uma série de características que fazem dela única. Sua história e suas experiências fazem com que se comportem de uma maneira ou outra.

Jesus não se refere aos crimes praticados pelas pessoas. Não é esse tipo de julgamento a que Jesus se refere. Jesus, ao nos exortar a não julgarmos, está nos alertando de pré-julgamentos, ou pré-conceitos. Muitas vezes formamos opiniões definitivas sobre alguém após um contato superficial. Classificamos como esnobes, vaidosos ou arrogantes. Em seguida, ao conhecermos melhor, mudamos de opinião.

Cada pessoa se comporta como fruto de sua personalidade mais ou menor introvestida. Aquela pessoa aparentemente esnobe, calada e que não falou com você, pode ser simplesmente uma pessoa retraída, tímida e que tem dificuldades em fazer amizades. Depois de conhecê-la melhor, descobre-se um ser humano amigo e generoso. Por outro lado, o extrovertido, aquele que é alegria na festa, pode esconder uma personalidade depressiva e carente e, o que ele quer na verdade é ser amado.

O ensinamento de Jesus nos alerta para refletirmos sobre o fato que, de perto todos somos iguais. Todos temos medos, angústias e inseguranças. Ninguém é totalmente seguro ou inseguro. Não podemos simplificar as pessoas em estereótipos.

Podemos ser as melhores pessoas do mundo, basta receber amor, compreensão e atenção. Para isto não há mistérios, e nisto todos somos iguais.

Pense nisso e um bom dia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família