Transformando maldição em benção

Meu devocional: 02/09

“Vós, na verdade intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida”. Gn 50:20


A história de José, o décimo primeiro filho de Jacó é, certamente, uma das mais belas histórias da Bíblia. Uma história épica, cheia de ensinamentos. De nômade no deserto, a traição de seus irmãos, a vida como escravo, do calabouço ao reconhecimento de suas habilidades como profeta e planejador, até o governo do Egito.

A saga de José, entretanto, não aconteceu com a velocidade resumida no parágrafo anterior. Aos dezessete anos foi vendido como escravo, e depois foram anos, e ano, e anos na prisão, até a virada completa em sua vida.

Sua trajetória é a trajetória deseja por muitos. Não que desejemos ser traídos ou escravizados. É porque muitos de nós, ao longo de nossas vidas já fomos traídos e, escravos de algo ou de alguém. O que a maioria de nós aguarda é a mesma virada que houve na vida de José.

Vale então refletir sobre sua vida. José sempre foi fiel. Ele nunca desistiu de sua fé e de seu Deus, mesmo nos momentos de adversidade. Soube esperar pacientemente em Deus. Somente alguém que passou pelas aflições que José passou, seria capaz de se compadecer de seus semelhantes.

Não que Deus tivesse traçado este plano pra José. Não podemos simplificar as coisas de tal forma. Nossas aflições, em boa parte, são resultados de nossas decisões. Reclamos, normalmente de coisas que poderíamos ter evitado se fôssemos um pouco mais prudentes. Afinal de contas, do que reclama o homem, se não de seus próprios pecados.

Não, não é culpa de Deus as adversidades que vivemos. O que Deus faz é transformar maldição em benção. É como José disse “... intentastes o mal, mas Deus o tornou em bem”. E nosso Deus é especialista em transformar maldição em benção.

Portanto, temos que ter paciência e confiar que, a despeito da situação que vivemos, Deus vai reverter as situações adversas.  Então, confie em Deus e não perca a esperança.

Um bom dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família