Vivendo uma vida frutífera

Meu devocional: 08/09

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Será como a árvore plantada a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem . Tudo o que fizer prosperará". Sl 1. 1-3


Temos aqui um salmo com orientações de conduta e promessas. O salmista inicia seus ensinamentos exortando sobre como o "homem" não deve agir, aqui se referindo a homens e mulheres. Conselhos, diferente do que diz o senso comum, são muito importantes. Existem empresas que mantém pessoas muito bem pagas "apenas" para dar conselhos. Em países orientais, os anciãos são respeitados e ouvidos, sendo que as grandes decisões são tomadas a partir da opinião dadas por eles.

Não podemos subestimar o poder que um conselho tem sobre uma pessoa. Para o bem ou para o mal, opiniões exercem influência sobre como agimos ou pensamos. Por mais que tentemos negar, estamos sim preocupados com o que as pessoas pensam a nosso respeito. Portanto, temos que ter cuidado inicialmente em relação as pessoas com quem andamos. Elas inevitavelmente exerceram algum tipo de influência sobre nós.

O salmista adverte: primeiro: NÃO ANDE, segundo: NÃO SE DETENHA, e terceiro: NÃO SE ASSENTE. Ficam bem claros situações do nosso dia-a-dia. O primeiro, reforça o que já falamos anteriormente. Se família é algo que Deus nos dá, amigos é a família que escolhemos ter. Devemos ser seletivos em nossas amizades, tendo cuidado com quem escolhemos ANDAR, SE DETER e SE ASSENTAR, pois estas pessoas se somarão às nossas vidas.

Isso não significa que não devemos falar ou ser bem educados com as pessoas de nossa escola ou trabalho. Devemos tratá-las bem e  influenciá-la e não ser influenciados por elas. Se tivermos prazer em aplicar em nossas vidas os ensinamentos aprendidos na Igreja, nos Encontros e em nossas Células, viveremos as promessa da Palavras de Deus, que não são poucas.

Ser como uma árvore plantada junto ao ribeiro significa ausência de sequidão em nossa vida. A promessa de Deus para as pessoas que resolvem ter prazer na lei do senhor é de uma vida frutífera e, frutificar, significa que o que fizermos permanecerá. Os frutos perpetuarão a sua espécie e muitos virão do seu interior.

Ser uma árvore frutífera é a promessa de Deus para todos que resolvem viver segundo os princípios divinos e não segundo conselho mundanos. 

Sua descendência se perpetuará e as nações saberão seu nome, e seu nome será FRUTÍFERO.

Pense nisso e um bom dia.

Comentários

  1. Glória a Deus, um excele texto, com uma excelente comentário, realmente Deus é perfeito por ter nos deixados promessas como essa. Deus abençoe sua vida Del e a toda a sua familia !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família