Quando Jesus toca

Meu Devocional: 04/09


“Descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. Veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, pode torna-me limpo. Jesus estendeu a mão, e o tocou, dizendo: Quero, sê limpo! E imediatamente ele ficou limpo da lepra”. Mt 8.1-3


Esta narrativa de Mateus vem exatamente após Jesus ter encerrado seu famoso sermão, conhecido por Sermão da Montanha. Os ensinamentos contidos nestes nestas palavras mudaram o caminho da humanidade. Nunca palavras tão profundas haviam sido ditas. Estes ensinamentos colocavam o homem e seus valores em níveis jamais vistos.

Jesus foi ao mais profundo da alma humana e alcançou nossas motivações. Por que vazemos algo? Para quem o fazemos? Além disso, apontou a raiz de todos os males, e ao mesmo tempo, de tudo o que há de bom, nossos pensamentos. Jesus revolucionou a humanidade ao nos ensinar que em nossa mente está o nascedouro de tudo o de bom ou ruim que fazemos. Até àquele momento, valiam somente os fatos. Mas o que todos ainda não tinham percebido é que nossas atitudes são gestadas em nossa mente antes de a realizarmos. Daí a importância de cuidarmos de nossos pensamentos.

Ao descer do monte, Jesus é provado em suas palavras. E sempre será assim. Devemos cuidar do que falamos, pois será por estas palavras que seremos cobrados. Junto com a multidão que seguia Jesus, havia um leproso. Nada era mais repugnante para os contemporâneos de Jesus que alguém que carregasse esta maldita doença. Os leprosos faziam parte de uma classe segregada. Quando adoeciam eram separados de seus familiares e obrigados viverem em leprosários. Como não podiam trabalhar, roubavam e se prostituíam.  

Os leprosos eram odiados e ainda tinham o poder de tornar outra pessoa imunda. Ao se tocar um leproso, a pessoa que a tocara também se tornava imunda. Daí a importância do gesto de Jesus, evidenciado pelo narrador, “e estendo a mão o tocou”. Nesta pequena frase está a quebra de preconceitos e de religiosidades. Nunca um pequeno gesto, descrito em pequenas palavras e perdido em meio um grande texto, tiveram tanto significado.

Jesus estendeu a mão a mais improvável pessoa naquela multidão, quebrou paradigmas e se tornou alvo de críticas. Naquele momento, segundo as leis judaicas, ele tornara-se imundo.
Imagino os olhos incrédulos das pessoas. Não é possível que ele vá tocar. Sim, Jesus tocou e, mudou a vida daquele homem para sempre. Porque se alguém é tocado por Jesus, jamais será a mesma.

Cabe a nós seguirmos o exemplo de Jesus, sendo coerentes e vivendo de acordo com o que falamos, quebrando preconceitos e chegando a pessoas rejeitadas pela sociedade. Cabe a nós fazermos como Jesus fez e alcançarmos as pessoas em seu lugar.

Pense nisso e um bom dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família