Jovem, você pode!


MEU DEVOCIONAL: 06/09


“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” I Tm 4: 12


É comum o conflito entre gerações. Os mais velhos recheados da sabedoria dada pelo tempo e os mais jovens com todo o ímpeto que lhe é familiar. Os mais jovens são mais propensos a experimentar. Já os mais velhos são mais cuidadosos e tendem a agir medindo muito mais as consequências de seus atos.

Há uma tendência dos anciãos em subestimar a capacidade juvenil, freando sua força criativa e motivacional. Por outro lado, os mais jovens, as vezes, não conseguem medir as consequências de seus atos.

Então qual a fórmula para resolver este impasse. A resposta está no mesmo lugar onde está a maioria das respostas: no equilíbrio. O jovem que conseguir unir sua força criativa à sabedoria de seus pais ou líderes, poderá usufruir da combinação perfeita para uma vida exitosa.

É isso que acontece ente Paulo e Timóteo. Um jovem empreendedor e bem sucedido pastor, aliado à sabedoria de um dos mais influentes homens de todos os tempos. Timóteo tinha a força da juventude e a sabedoria de um líder experiente e experimentado. Sua situação era tão favorável e sua credibilidade tão grande junto ao seu líder, que ele foi desafiado a ser exemplo onde normalmente apenas os mais velhos são.

Timóteo não deveria ser exemplo a pessoas que viviam uma vida desregrada e, portanto, fácil de impressionar. Seu desafio era maior. Paulo desafia a Timóteo a inspirar os mais velhos, tendo conhecimento na palavra de Deus, no cuidado com seus irmãos, no amor ao próximo, na disposição para fazer as coisas, pois afinal de contas, são os jovens que fazem as coisas acontecerem.

Um ponto desafiador é um jovem ser exemplo na fé. É mais fácil para uma pessoa experiente ter mais fé. Ela já experimentou da fidelidade de Deus, portanto ela sabe que Deus nunca a abandonou e nunca a abandonará. Mas o jovem terá que viver pelo que não viu. Ao final, Paulo surpreende e diz ao jovem Timóteo, você pode viver uma vida pura. Você pode viver uma vida santa. Acredite em você, acredite em Jesus e acredite em Deus.

A grande mensagem deixada por Paulo ao jovem líder é: Jovem você pode influenciar sua geração. Então jovem, o que você está esperando?

Pense nisso e um bom dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A difícil arte de amar ao próximo

Patrocínio X Impostos X Dízimos

Em família